Tuesday, November 04, 2008

BIG BANG



Assim como fico sem compreender a parte mais interessante do Big Bang, saber "o que havia antes" continuo sem perceber o que deu origem ao "subprime".

Aquela dos bancos emprestarem dinheiro a indigentes para comprarem casa não me convence ou então a apregoada teoria económico de que "não há almoços grátis" cuja validade a prática torna indiscutível seria falsa.

Será que aquela explicação do velho Marxismo está correcta? Os indigentes não eram assim tão indigentes, os bancos pensavam que iam "sacar o seu" mas a meio do torneio o aumento do valor da força de trabalho provocada pelo esgotamento da mão de obra disponível, consequência da necessidade de aumentar a produção a fim de maximizar o lucro, obrigou ao fim do ciclo ascendente e à reposição da taxa de desemprego, aumentando-a, para valores que permitem a melhoria da composição dos elementos de formação do valor da mercadoria a favor do capital? Assim como quem diz, para totós entenderem, os empregadores começaram a pôr o pagode no olho da rua e este ficou sem cacau para pagar as prestações dos empréstimos. Com o aumento do número de imóveis no mercado da habitação, consquência do accionamento das inumeras hipotecas aqueles perderam valor da tal modo que já não cobriam o valor desta e daí foi tudo de carrinho! Incliundo CBF, RSF, DSO,ETC e ETC.

No comments: